Papa Francisco: “O Senhor elege alguém para alcançar outros, esse é o chamado de Deus”

Na Audiência Geral desta quarta-feira, 22 de novembro, o Papa Francisco convidou os fiéis a meditarem sobre a mensagem cristã. Segundo o Santo Padre por meio do “encontro com Jesus os cristãos são chamados a anunciar com alegria as maravilhas do Evangelho”.

O Pontífice sublinhou que “por meio da mensagem de Cristo existe um poder humanizador, uma realização de vida que está destinada a cada homem e a cada mulher, porque Cristo nasceu, morreu e ressuscitou por todos, não excluiu ninguém”.

Os cristãos devem ser abertos, expansivos e extrovertidos

Ao prosseguir com a sua catequese, o Papa Francisco recordou um trecho da Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, Evangelii Gaudium:

Todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de o anunciar, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A Igreja não cresce por proselitismo, mas “por atração” (n. 14).

Papa Francisco convidou os fiéis a destacarem-se “pela capacidade de ir além de si mesmos, de superar o egoísmo e todas as fronteiras”: “Os cristãos reúnem-se mais no adro da igreja do que na sacristia, percorrem as praças e as ruas da cidade. Devem ser abertos e expansivos, extrovertidos, e este caráter vem de Jesus, que fez da sua presença no mundo um caminho contínuo, destinado a chegar a todos, aprendendo até com alguns dos seus encontros.”

Chamado de Deus

Ao dar continuidade a sua meditação, o Pontífice falou sobre a pregação de Jesus narrada nos Evangelhos, recordando que a propagação da Boa Nova não deve limitar-se ao povo ao qual pertence, mas deve estar aberta a todos. “A Bíblia nos mostra”, disse o Papa, “que quando Deus chama uma pessoa e faz uma aliança com alguém, o critério é sempre esse: “O Senhor elege alguém para alcançar outros, esse é o chamado de Deus.”

Logo depois, o Santo Padre ressaltou “que todos os amigos do Senhor experimentaram a beleza, mas também a responsabilidade e o fardo de serem ‘escolhidos’ por Ele”, e completou: “Todos já experimentaram o desânimo diante de suas fraquezas ou da perda de sua segurança”. Papa Francisco ainda alertou sobre o risco do fechamento que pode assolar os cristãos: “A tentação maior é considerar o chamado recebido como um privilégio. Por favor, não, o chamado não é um privilégio, nunca. Não podemos dizer que somos privilegiados em relação aos outros. O chamado é para um serviço. E Deus escolhe um para amar a todos, para alcançar a todos.”

Ao fim da sua catequese, o Santo Padre sublinhou que o chamado de Jesus é universal: “não é para um grupo de eleitos de primeira classe. Deus escolhe alguém para amar a todos. Esse é o horizonte da universalidade. O Evangelho não é só para mim, é para todos, não vamos nos esquecer disso”.

*Informações: Vatican News