A realeza de Cristo não se revela em imposições ou triunfalismos. Jesus é o amado filho de Deus e tudo pode, mas escolhe nascer entre nós, se igualando à condição humana em tudo, exceto no pecado. É o Verbo de Deus que assume nossas dores para nos salvar, ensinando o caminho que a humanidade deve seguir. Esteve junto dos pobres, desde o seu nascimento, na manjedoura. O Rei do Universo viveu o martírio, entregou a sua vida pela humanidade e morreu na cruz, que é o seu trono. O Filho de Deus mostra, assim, que a verdadeira realeza se legitima no serviço e no amor. E a morte não o venceu. Cristo Rei ressuscitou, indicando que toda dor e sofrimento são passageiros para os que vivem no amor de Deus.