Nossa História nas Comunidades: as pequenas fraternidades de Nossa Senhora de Guadalupe – bairro Castelo

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com sede no bairro Castelo, Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), foi criada no dia 29 de março de 1998. Congrega três comunidades de fé: Nossa Senhora de Guadalupe, São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. Uma bonita característica está inscrita na identidade da Paróquia: a organização dos fiéis em pequenas fraternidades.

As pequenas fraternidades são grupos de pessoas que se reúnem semanalmente nos lares para rezar e partilhar a vida, servindo a Paróquia nas suas pastorais e eventos. Homens e mulheres que, iluminados pela fé, dedicam-se a trabalhos voltados ao cuidado com os mais pobres e à defesa da casa comum.  Dentre esses trabalhos, estão o conjunto de iniciativas que buscam recuperar um parque ecológico da região, impactado por um forte incêndio em 2020.  Nesse mesmo ano, o arcebispo dom Walmor se uniu à comunidade paroquial para homenagear vítimas da COVID-19, com o plantio de mudas no parque.

Nossa história nas comunidades

A Arquidiocese de Belo Horizonte vai contar a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.

A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br.