Missa da Ceia do Senhor: “Não caminhamos sozinhos”

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, em Celebração Eucarística com rito de Lava-pés e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral Cristo Rei, recorda que “não somos um povo sem rumo”. “Há uma lembrança muito importante” – continua o Arcebispo: “Somos Povo de Deus e não caminhamos sozinhos”. E a aliança eterna de Deus com o seu povo é efetivada, conforme ensina dom Walmor, a partir da Eucaristia.

A Missa da Ceia do Senhor, abertura do Tríduo Pascal, celebra a instituição da Eucaristia, quando Cristo parte o pão e o partilha, com o vinho, entre seus discípulos. “Aliança nova e eterna com o sangue do próprio Cristo Jesus”, explica dom Walmor, acrescentando: “Pela Ceia do Senhor, recebemos o dom da Eucaristia, nossa aliança com Deus. A nossa Igreja nasce e vive da Eucaristia.”

Dom Walmor adverte que a Eucaristia não é simplesmente um rito a ser cumprido e se recorda do que fez Jesus antes de instituí-la: lavou os pés de seus discípulos, para ensinar que “a nossa aliança com Deus tem a ver com o modo como tratamos cada pessoa.” O gesto de Jesus repetido a cada Missa da Ceia do Senhor, sublinha o Arcebispo, é para que todos reconheçam: “O outro é filho de Deus, meu irmão e minha irmã.”

Alegre com a presença de muitas crianças e idosos na celebração, dom Walmor fez questão de agradecer a presença de cada fiel na abertura do Tríduo Pascal, com saudação especial aos mais vividos e aos pequeninos.

Missa da Ceia do Senhor