Frei Adilson Corrêa indica emocionante leitura sobre a amizade

Um romance que nos faz refletir e viver um dos presentes mais bonitos que recebemos do criador: a amizade fraterna. Na Dica Literária dessa semana, o frei franciscano Adilson Corrêa, pároco da Paróquia Santo Antônio da Savassi, nos indica o emocionante livro “O Caçador de Pipas”, do escritor afegão Khaled Hosseini. No tempo em que vivemos, onde muitos de nós colocam à prova amizades antigas, por polarizações, ou pensamentos divergentes, frei Adilson, com sua indicação literária, nos leva a recordar sobre o valor desse sentimento: “Que supera o tempo e  as distâncias”, pontua.

O Caçador de Pipas é um romance que tem como fio condutor a tocante amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão, na década de 1970. O romance descreve sonhos, traição, fidelidade, e reflete sobre a cumplicidade e o acolhimento que a amizade nos traz. Frei Adilson lembra que no mundo contemporâneo precisamos resgatar esse amor fraterno, que é maior que as diferenças momentâneas, reconquistando sentimentos como a confiança e a partilha. Nesse sentido, por meio da ingenuidade da infância, a obra de Khaled Hosseini nos conduz a importante reflexão: homens e mulheres podem pensar diferente, inclusive, professarem uma fé diferente, e serem grandes amigos. “A Igreja tem esse papel de estabelecer a paz e o diálogo”, sublinha.

O valor da amizade, pura e sincera, que supera até mesmo a traição é um ensinamento também do Evangelho. “Como nos lembra São Paulo em sua Carta aos Coríntios, o amor tudo vence”, diz frei Adilson, nos recordando ainda que “só depois da cruz vem a ressurreição.”  O romance de Khaled Hosseini é uma lição, ensina que o sentimento que nos une é maior que aquele que nos divide: “Devemos ser caçadores e correr em busca dessa pipa que é a amizade”, sublinha.