Fiéis peregrinam à Catedral Cristo Rei para a Missa da Ceia do Senhor

A Catedral Cristo Rei acolheu muitos peregrinos para a Missa da Ceia do Senhor – abertura do tríduo pascal, ápice da Semana Santa – nesta Quinta-feira, 28 de março. Na celebração, a Igreja revive a instituição da Eucaristia, quando Jesus partilha o pão e o vinho com seus discípulos, dizendo ser seu corpo e sangue. A Missa da Ceia do Senhor também emociona pelo Rito de Lava-pés, que remete ao gesto de Cristo na última ceia: Jesus lava os pés de seus discípulos, ensinando o caminho da humildade e do serviço ao semelhante. Na Missa desta Quinta-feira Santa, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, lavou os pés de um dos 12 jovens que representavam diferentes comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte na Celebração. O gesto foi repetido pelos próprios jovens, que lavaram os pés uns dos outros. A participação  da juventude no Rito de Lava-pés ocorre em especial contexto: a Arquidiocese vive, em 2024, o Ano das Juventudes, buscando fortalecer, cada vez mais, o protagonismo dos jovens na vida da Igreja.

Em sua homilia, dom Walmor diz que a Liturgia da Igreja chama os fiéis a acompanharem os passos de Jesus. “Os discípulos e discípulas que acompanham os passos do Senhor experimentam uma novidade em suas vidas, fazendo brotar no coração uma sabedoria para ajudar o mundo a ser melhor”.

Dom Walmor orientou os fiéis a se comoverem com o gesto de amor de Deus, que ofereceu o Seu Filho Amado para a salvação da humanidade. Na Última Ceia, Jesus instituiu o rito da Eucaristia. “Cristo o faz para tocar a nossa existência”, sublinhou o Arcebispo, dizendo que a Igreja nasce e vive da Eucaristia.

Sobre o gesto de Jesus, que lavou os pés dos discípulos, dom Walmor disse que é capaz de transformar a mentalidade humana, muitas vezes repleta de sentimentos que inviabilizam a amizade social. “Deus quer o mundo da fraternidade universal. O caminho do tríduo pascal é tempo de graça, retiro espiritual de nossas comunidades de fé, para que nosso coração seja iluminado pelo amor e, assim, possamos contribuir com um mundo melhor, enquanto caminhamos para o Reino Definitivo”.

Ao final da Missa, os fiéis participaram de procissão com momento de adoração ao Santíssimo Sacramento