Equipe da Escola de Mosaicos da Catedral Cristo Rei aperfeiçoa técnicas em preparação para o início dos trabalhos

A equipe da Escola de Mosaicos da Catedral Cristo Rei dedica-se atualmente ao aperfeiçoamento da técnica de criação dos mosaicos e ao estudo das pedras que vão compor as obras de arte.  A equipe tem se reunido na Escola de Mosaicos, conjunto arquitetônico da Catedral Cristo Rei, regularmente, e está muito entusiasmada para o início dos trabalhos: em breve, a Escola iniciará a composição dos mosaicos que estarão no templo da Catedral – a Tenda da Paz – e em outras comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Coordenada pelo  padre Mateus Lopes, a Escola de Mosaico tem ainda como professores-formadores a irmã Melânia Almeida, religiosa beneditina, e o padre Gleicion Adriano. Nesta primeira fase, a Escola ainda não está recebendo inscrições para alunos. A sua equipe dedica-se ao estudo das pedras brasileiras que serão utilizadas na confecção das obras de arte.

A Escola de Mosaicos da Catedral Cristo Rei

A Escola de Mosaicos Santa Maria Ars Pulchra (expressão que significa “obra bela”) contribuirá com a composição arquitetônica de igrejas e seminários. “Os mosaicos promovem um retorno à dimensão orgânica da fé, as imagens têm caráter espiritual. A arte produzida na Catedral Cristo Rei irá exprimir a fé da Igreja brasileira”, explica padre Mateus Lopes, coordenador da Escola.

Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte

A história da Catedral Cristo Rei começa há mais de um século, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte foi criada e seu primeiro arcebispo, dom Antônio dos Santos Cabral, planejou construí-la – catedral é a Igreja-Mãe de uma diocese ou arquidiocese. Diante dos desafios da época, o sonho foi adiado e, neste terceiro milênio, retomado com atualizações. A convite do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou uma concepção arquitetônica em 2010 e, em 2013, a Catedral Cristo Rei começou a ser construída, no epicentro geográfico da Arquidiocese de Belo Horizonte, que contempla a capital mineira e outros 27 municípios. A partir do novo projeto, a infraestrutura da Catedral Cristo Rei contempla ambientes dedicados ao cuidado com os pobres, à inclusão social a partir da cultura e da educação. No centro do conjunto arquitetônico, contornado por uma grande praça – a Praça das Famílias – está o templo, a Tenda da Paz.

A Catedral Cristo Rei está sendo construída também com a força da solidariedade, a partir de doações.  Clique aqui e, juntos, vamos ajudar a edificá-la.