Corações unidos para celebrar a Unidade e os 20 anos de dom Walmor na Arquidiocese de BH

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a tradicional Missa da Unidade, na Catedral Cristo Rei, nesta quinta-feira, dia 28 de março, que reuniu bispos, padres, consagrados, consagradas e fiéis representantes das 273 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. Neste ano, a Celebração, vivenciada a cada Semana Santa, teve especial momento de homenagem ao Arcebispo que completou, no dia 26 de março, 20 anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Arcebispo agradeceu pelas orações, colaborações e comunhão nestes 20 anos de serviços ao amado povo de Deus. “Como primeiro servidor na Arquidiocese de BH, lanço um olhar nesses 20 anos com emoção e grande gratidão em tudo que foi feito e pelo aprendizado que pude experimentar. Com muita disposição e muito mais amor quero partilhar a alegria de continuar neste caminho a serviço da unidade”.

Em sua homília, dom Walmor destacou a Celebração da Missa da Unidade: “Compreendendo a unidade como grande tecido que forma o coração do povo de Deus, que só é realizada pela força e pelo milagre do amor. A unidade é o grande milagre do amor e nós somos chamados a contribuir para que o mundo creia e se abra para o amor de Deus”.

Benção dos Óleos

Durante a celebração da Missa da Unidade, o Arcebispo abençoou 75 litros de óleo que serão partilhados com todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte para as celebrações dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Homenagem
Ao final da Missa da Unidade, crianças e jovens fizeram uma bonita e carinhosa homenagem pelos 20 anos de serviço ao povo de Deus de dom Walmor na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Acompanhe algumas imagens da celebração da Missa da Unidade:

Nomeação para a Arquidiocese de Belo Horizonte
Em 2004, dom Walmor, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, acolheu a nomeação de São João Paulo II, que o designou para exercer o ministério de arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. O início do ministério de dom Walmor na capital mineira ocorreu no dia 26 de março, em solene Celebração Eucarística, no Mineirinho. No exercício de sua missão de arcebispo metropolitano, dom Walmor pôde contribuir também com a Igreja no Brasil, presidindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Regional Leste 2 da CNBB e a Comissão para a Doutrina da Fé (CNBB). Em unidade com o Papa Francisco, dom Walmor integra dois dicastérios do Vaticano: o Dicastério para a Doutrina da Fé e o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Duas décadas de muitos frutos

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, o ministério de dom Walmor trouxe frutos importantes, a exemplo da construção do Convivium Emaús – sede definitiva do Seminário Arquidiocesano Eucarístico de Jesus, da Casa Santo Cura D’Ars, dedicada aos sacerdotes idosos, e que reúne completa infraestrutura para a formação de evangelizadores leigos -, do fortalecimento das instituições de ensino – com a PUC Minas sendo reconhecida a maior universidade católica do mundo pelo Vaticano e o Colégio Santa Maria Minas inaugurando unidades sociais em vilas e favelas, com a oferta de bolsa de estudo integral a crianças e jovens de famílias pobres – do fortalecimento da evangelização a partir da comunicação – com a revitalização do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e sua integração com a TV, Rádio e mídias digitais da Arquidiocese – e com a edificação da Catedral Cristo Rei, ainda em construção, mas já acolhendo especiais celebrações e iniciativas de amparo aos pobres.

Dom Walmor nasceu em Cocos (BA), no dia 26 de abril de 1954. Foi ordenado presbítero em 1977, servindo as comunidades de fé da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Em 1998, São João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador (BA), onde permaneceu até 2004, quando iniciou o seu ministério de arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.