Comunidades de fé celebram, em outubro, o Mês Missionário

Em todo o Brasil, a Igreja celebra, em outubro, o Mês Missionário. Todas as arquidioceses e dioceses são convidadas a promover ações locais que animem as comunidades a colaborar com projetos missionários, que atuam no amparo aos pobres e na evangelização.

No Convivium Emaús, a Santa Missa celebrou a abertura do Mês Missionário, nessa quarta-feira, 4 de outubro, às 18h30.

Mês Missionário

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária deste ano e o lema, escolhido pelo Papa Francisco, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. 24, 13-35). “Os dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés a caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado”. Leia aqui a mensagem completa!

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus é a padroeira das Missões. Santa Teresinha encontrou na prática do amor cotidiano o seu caminho de perfeição. Este grande ardor de Teresinha e sua intensa cooperação com a missão da Igreja por meio da oração constante fez com que o Papa Pio XI a proclamasse Padroeira das Missões.

Veja a oração do Mês Missionário:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, consagrados e enviados pelo batismo, fazei-nos viver nossa vocação de discípulos missionários, como graça e missão. Inspirados e guiados pelo Espírito Santo, com os corações ardentes ao escutar a vossa Palavra, e com os pés a caminho para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, queremos ir da Igreja local aos confins do mundo. Maria, Mãe missionária, rogai por nós! Amém!

🙏Abertura do Mês Missionário na Catedral Cristo Rei

A Catedral Cristo Rei nossa Igreja-Mãe acolheu com alegria as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte durante a Celebração Eucarística de Abertura do Mês Missionário, nesse domingo, 1º de outubro.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Hélio Parreiras de Paula, Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam). Em sua homilia, padre Hélio provocou a reflexão de todos a partir da pergunta: “Quem vive verdadeiramente a vontade de Deus?”. O sacerdote responde: “Aqueles que transmitem o Evangelho a partir das próprias atitudes”. Clique aqui e ouça a reflexão completa!

Acompanhe, na galeria de fotos, os especiais registros da Celebração Eucarística de Abertura do Mês Missionário na nossa Igreja-Mãe!

📖Campanha Missionária 2023

As comunidades de fé da nossa Arquidiocese realizam bonitas e importantes missões pelos bairros e periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana, durante os meses de setembro, outubro e novembro. Acompanhe, a seguir, os locais, as datas e os horários.

⛪Paróquia São Domingo realiza Missão na Vila Ventosa, em BH

A Paróquia São Domingos, em Belo Horizonte, realizou, em setembro, missão evangelizadora pela Vila Ventosa. Os missionários visitaram as casas e os enfermos da comunidade, levando acolhimento e proclamando a Palavra. Além das visitas, eles participaram da Celebração Eucarística de encerramento e também de uma fraterna confraternização.  Veja as fotos, a seguir:

A Comunidade Santo Expedito, na região do Barreiro, recebeu a visita dos missionários da Paróquia São José e São Gabriel Passionista, nesse segundo fim de semana do mês de outubro. A Paróquia Santo Antônio, Vargem Alegre, em Bonfim, também realizou visitas missionárias em suas comunidades.

Na Paróquia Cristo Sol Nascente, em Ibirité, missionários locais e visitantes ( religiosos, religiosas, padres, diáconos e leigos) foram acolhidos, com alegria, na casa dos paroquianos, em encontros de comunhão e partilha.

Acompanhe os registros das visitas e Santa Missa, a seguir, na galeria de fotos:

[Galeria de fotos] Dia Mundial das Missões é especialmente celebrado na Catedral Cristo Rei

Clique aqui e acompanhe os registros!

23/09 – 08h às 13h – Missão na Vila Ventosa – Belo Horizonte

Programação

Dias: 7, 14, 21 e 28/10 – Missão na Vila da Paz , Contagem.

Programação

12/10 a 15/10 – Missão Vocacional na Vila Ideal, Ibirité.

Programação

Comunidade Nossa Senhora da Conceição -14/10 (domingo) das 8h às 12h – missões paroquiais.

Programação

21/10 – Missão na Vila da Paz – Belo Horizonte.

Programação

21/10 – Missão Paroquial.

Programação

21/10 – das 9h às 17h – Missão da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), Brumadinho.

Programação

28/10 – das 8h às 13h – Missão na Cabana do Pai Tomás –Belo Horizonte.

04/11 – das 8h às 19h – Missão no Aglomerado Santa Lúcia – Belo Horizonte.

11/11 – das 7h30 às 15h – 9º Bate Latas Missionário da Infância e Adolescência Missionária – Contagem.

Comunidade São Vicente (Rua Camilo Schiara, 1145, Flamengo, Contagem).

Celebração Eucarística de Abertura do Mês Missionário - Catedral Cristo Rei