Catedral Cristo Rei: Diáconos permanentes renovam votos durante a Festa de São Lourenço

Os diáconos permanentes da Arquidiocese de Belo Horizonte e suas esposas se reuniram na Catedral Cristo Rei para a Celebração Eucarística em que são renovados os votos diaconais, neste sábado, 10 de agosto. O reitor do Seminário Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), padre Evandro Campos Maria, presidiu a Missa.

À luz da Palavra de Deus,  padre Evandro dedicou reflexões sobre a importância das vocações para a sociedade,  com especial destaque para o ministério dos diáconos permanentes. Padre Evandro,  que acompanha o diaconato permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte desde o início de sua implantação,  lembrou que a família diaconal se notabiliza pelo serviço ao Povo de Deus.  Nesse caminho, destacou também a grande importância das esposas dos diáconos, sempre ao lado dos maridos – do início do processo formativo para o diaconato  até a vivência do ministério diaconal, nas muitas frentes de trabalho.

Dirigindo-se particularmente aos candidatos ao diaconato permanente,  que atualmente vivenciam a etapa de formação,  padre Evandro pediu para que estejam abertos “ao novo”, na fidelidade à vivência da espiritualidade do serviço.

Dia do Diácono Permanente – Festa de São Lourenço

No dia 10 de agosto, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, a Festa de São Lourenço, diácono e mártir, que viveu no terceiro século depois de Cristo – época em que os cristãos eram perseguidos. São Lourenço se notabilizou pelo amor à Igreja e aos pobres, alcançando o reconhecimento como Padroeiro dos Diáconos.

Os diáconos permanentes e suas esposas constituem importante força evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte, levando a Palavra de Deus a muitas famílias, principalmente nas comunidades mais pobres.