Catedral Cristo Rei acolhe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus – 16 de junho

As relíquias de primeiro grau (fêmur e ossos do pé) de Santa Teresinha do Menino Jesus, que viveu no século 19 e reúne devotos no mundo inteiro, trazidas da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, serão apresentadas aos fiéis na Catedral Cristo Rei, no dia 16 de junho, domingo, das 9h às 12h. Às 10h30, o arcebispo dom Walmor preside a Santa Missa.

Outras paróquias e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte também irão acolher as relíquias. (Clique aqui e acompanhe a programação completa)

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus entrou para o Carmelo de Lisieux, na França, com apenas quinze anos, por especial autorização do Papa Leão XIII. O desejo da jovem era “salvar as almas” e, sobretudo, “rezar para ajudar os sacerdotes”. Recebeu o nome religioso de Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.  Em seus escritos, Santa Teresinha ensinou a teologia profunda da simplicidade, chamada “a pequena via”, em que a religiosa ensina um caminho de fé baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Ela dizia que não tinha forças para fazer grandes obras heroicas, somente “pequenas coisas”. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade. Após nove anos de vida religiosa, Santa Teresinha morreu, com apenas 24 anos de idade, em 3 de setembro de 1897. Em 1923, foi beatificada pelo Papa Pio XI, que a considerava a “estrela do seu Pontificado” e, logo a seguir, canonizada em 1925. Muitos milagres são atribuídos à intercessão de Santa Teresinha. Antes de falecer, ela havia prometido que, após sua morte, faria cair uma “chuva de rosas”, inspirando os fiéis a homenageá-la, durante as novenas, com as flores. Considerada uma das principais santas da era moderna, Santa Teresinha foi proclamada padroeira das Missões por São João Paulo II.

As relíquias de um santo

É tradição da Igreja a veneração de relíquias, sinais da passagem de homens e mulheres exemplares na vivência da fé pelo mundo. As relíquias podem ser de primeiro (parte do corpo), segundo (objetos de uso pessoal, a exemplo de roupas) e terceiro grau (objeto que foi tocado pelo santo). No relicário que visita a Arquidiocese de Belo Horizonte, estarão um fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha.