A saúde mental no contexto da vida presbiteral é o tema da leitura sugerida por frei Carlos Lima

Frei Carlos Lima é vigário da Paróquia Santo Antônio (Savassi)

Ao completar dois anos de seu Ministério Presbiteral, celebrado no último 6 de agosto, o frei Carlos Alexandre Lima, vigário da Paróquia Santo Antônio (Savassi), recebeu como presente o livro: A saúde mental no contexto da vida consagrada e presbiteral: Entre desafios e esperanças, obra que o frei nos traz como oportuna Dica de Leitura. O tema da saúde mental e do equilíbrio das emoções atrai de modo especial a atenção do frei Carlos, desde o início da pandemia da Covid-19, momento em que houve um agravamento desta condição. A obra indicada reflete, então, sobre os desafios do tempo contemporâneo, demonstrando que é preciso uma estrutura psíquica para lidar com os dramas da sociedade em que vivemos e também com as nossas próprias dores.

Por ter tido sua formação teológica durante o período pandêmico, Frei Carlos Lima recorda que houve uma especial preparação: “Sabíamos que seríamos sacerdotes em um novo tempo, quando seria muito importante o acompanhamento psíquico-emocional.”  Em  seus estudos, frei Carlos tem interesse em acompanhar pesquisas científicas sobre questões psíquicas, como a síndrome de Burnout (sintomas de exaustão extrema), que atingem também o presbiterado. Assim, a obra indicada trata dos desafios e ao mesmo tempo das esperanças para vencê-los. “Como homens voltados para o sagrado, temos que compreender que as dores do mundo nos tocam, além das nossa próprias feridas, e assim, nos inteirar da nossa humanidade como caminho para vencer os desafios”, nos sublinha frei Carlos Lima.