“A Palavra se fez carne” – comece o seu dia escutando nossas reflexões à luz da Palavra de Deus

A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, fiéis poderão escutar orações, reflexões e textos bíblicos, por meio do serviço evangelizador “A Palavra se fez carne”.  Produzido por um grupo de padres, religiosos(as) e leigos(as), sob a coordenação do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, o serviço auxilia cada fiel a dialogar com Deus. Com a ajuda das novas tecnologias de comunicação, a plataforma digital terá conteúdos diários publicados no site e aplicativo para celulares da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“A Palavra se fez carne” está disponível no link  https://bit.ly/palavrasefezcarne e no aplicativo da Arquidiocese de Belo Horizonte, disponível no Google Play e na App Store.

As reflexões da iniciativa “A Palavra se fez carne” começam a ser publicadas neste 1º de setembro, 50ª edição do Mês da Bíblia.

Conforme explica o padre Joel Maria dos Santos, vigário para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, a iniciativa nasce a partir da escuta das comunidades de fé da Arquidiocese, durante a VI Assembleia do Povo de Deus, que resultou nas diretrizes apresentadas no Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.

A seguir, a carta do padre Joel Maria dos Santos sobre o novo serviço dedicado à evangelização:

“A Palavra se fez Carne”

“No princípio era a Palavra (…), e a Palavra se fez carne e veio morar entre nós”( Jo1,1,14). Assim nos diz o evangelista João em seu prólogo. A Palavra de Deus revelada em Jesus Cristo é acolhida pela Igreja que, por sua vez, busca anunciá-la e testemunhá-la no coração do mundo. Ela é fonte de constante renovação, com a esperança de que a Palavra se torne cada vez mais o coração de toda a ação pastoral, evangelizadora, missionária e espiritual da igreja.

«A tua oração é a tua palavra dirigida a Deus. Quando lês, é Deus que te fala; quando rezas, és tu que falas a Deus».(Santo Agostinho, Enarrationes in Psalmos, 85, 7: PL 37, 1086). Nossa Igreja Arquidiocesana, ao celebrar o seu jubileu centenário e no contexto dos cinquenta anos do mês da Bíblia, vem oferecer, por meio de suas mídias digitais, mais uma oportunidade diária, de encontro pessoal com o Senhor, sob os pilares do texto bíblico, do Evangelho, da liturgia de cada dia. Essa oportunidade busca atender a uma solicitação do Povo de Deus por ocasião da realização da VI Assembleia Pastoral que resultou no projeto de evangelização “Proclamar a Palavra”. O Proclamar a Palavra indica as diretrizes de evangelização a partir das referências das casas da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

Disponibilizado no site (https://bit.ly/palavrasefezcarne) e no aplicativo da Arquidiocese de Belo Horizonte o espaço de oração bíblica diária intitulado “A Palavra se fez Carne” quer resgatar a centralidade da Palavra de Deus na vida de cada pessoa, ajudando-a a alimentar-se da riqueza e fonte de vida capaz de ser encontrada: temos a Palavra de Deus nas mãos, mas é preciso passá-la ao coração. Cada vez e a cada dia que acolhemos a Palavra de Deus, realiza-se o encontro do Senhor conosco e o nosso com Ele.

Agradecemos o especial trabalho de “construção” desse valioso espaço virtual de oração, bem como a todas as pessoas que ajudam na elaboração do conteúdo oferecido a cada dia de oração e reflexão à luz da Palavra de Deus.

Cordialmente;

Pe. Joel Maria dos Santos