3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho emociona peregrinos – 22 a 27 de janeiro

A 3ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, iniciada no sábado, 22, com programação até dia 27, emocionou fiéis em sua abertura, durante a Missa presidida pelo padre Eduardo Lopes, vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), e, logo depois, na vigília que foi vivida até a madrugada de domingo, 23. Durante a Missa, em sua homilia, padre Eduardo sublinhou que a conversão ecológica é compromisso de fé, pois todos devem cuidar da casa comum, Criação de Deus.

Na vigília, evangelizadores leigos, de diferentes grupos e pastorais, promoveram reflexões à luz da Carta Encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado com a casa comum, do Papa Francisco.  A programação de abertura da Romaria mostrou a força do povo de Brumadinho, atingido pela tragédia-crime em 2019, com o rompimento da barragem, e em 2022, com as inundações que deixaram muitos desabrigados na cidade. Apesar da dor,  muitos encontram forças para prosseguir, dedicando-se, ainda, a ajudar o mundo a mudar, à luz da fé.

A programação, de 22 a 27 de janeiro, é homenagem àqueles que perderam a vida durante o rompimento da barragem e às famílias que tudo perderam com as enchentes deste mês de janeiro. Os momentos de oração e fraternidade são também de partilha e formação, contribuindo para que seja cultivada a compreensão de que o mundo precisa mudar, com um desenvolvimento sustentável, nos parâmetros da ecologia integral.

Clique aqui para ver a programação