Caso não visualize este documento clique aqui
Número 2 | 31 de outubro 2013

5 de novembro: início da terraplanagem e contenções

O processo de admissão de operários para os trabalhos de terraplanagem e contenções no terreno da Catedral Cristo Rei será concluído na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro. Na terça-feira, dia 5, os operários começam a trabalhar logo pela manhã.

No último dia 29, terça-feira, técnicos da Mendes Júnior estiveram no terreno para definir os locais de instalação de vestiários, banheiros e outros equipamentos para os trabalhadores.

Definido cronograma para entrega de projetos definitivos

A evolução dos projetos definitivos de arquitetura, estruturas e instalações da Catedral Cristo Rei é tema de reunião entre representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte e técnicos projetistas da Catedral Cristo Rei, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 31 de outubro. Durante o encontro, os técnicos da Avantec, Projem e Escritório Oscar Niemeyer apresentam o cronograma para a entrega desses projetos definitivos, que detalham toda a obra da Catedral.

Túnel de vento: equipe da Arquidiocese conhece laboratório da UFGRS

A equipe técnica responsável pelo acompanhamento da obra da Catedral Cristo Rei conheceu no último dia 22 o túnel de vento do Laboratório de Aerodinâmica das Construções, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A equipe constatou que vários projetos de grandes edificações, inclusive de Belo Horizonte, foram avaliados neste laboratório. Também acompanhou testes no túnel, para verificar o seu funcionamento. A metodologia exige a preparação de uma maquete da edificação, com diversos sensores, que captarão os efeitos do vento. No caso específico da Catedral Cristo Rei, dependendo dos cálculos desenvolvidos nos escritórios do Rio de Janeiro, será necessário um segundo teste, para avaliar o impacto contínuo do vento nas estruturas.

O professor Acir Mércio Loredo-Souza, PhD pela University of Western Ontario, Canadá, comparou a complexidade dos testes que envolverão o projeto da Catedral Cristo Rei aos realizados para avaliar a Ponte Octavio Frias de Oliveira (a famosa ponte estaiada), que fica em São Paulo. Com 70 metros de altura, a ponte sofre grande impacto pela ação do vento. Os testes na máquina da UFRGS objetivam, justamente, verificar os impactos do vento nas edificações.

Órgão sinfônico da Catedral Cristo Rei será obra
de arte

O mestre organeiro Georg Jann, que projetou, construiu e montou o maior órgão sinfônico da península ibérica (da igreja Nossa Senhora do Porto, de Porto, Portugal), disse no último sábado, 26 de outubro, durante reunião com representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte, que o órgão sinfônico da Catedral Cristo Rei deverá ser uma obra de arte, instrumento único, preparado especialmente para a Catedral. Georg Jann estima que o órgão sinfônico da Catedral Cristo Rei pesará 14 toneladas e terá 50 registros (controles que acionam as fileiras de tubos). Durante reunião, realizada em Uberlândia, o mestre organeiro explicou que o instrumento musical só poderá ser concluído após definição do projeto acústico da Tenda da Paz.

Georg Jann pediu um prazo de seis meses para a elaboração de um pré-projeto do órgão sinfônico da Catedral Cristo Rei. Este trabalho só terá início após o Escritório Oscar Niemeyer confirmar as dimensões do espaço destinado ao órgão sinfônico.

Ir para o site da Arquidiocese de BH